11 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Mortandade de peixes assusta pescadores em Jequiá da Praia; caso está sendo investigado

Na noite da última terça-feira (11), moradores de Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas, registraram a morte de centenas de peixes na Lagoa Jequiá. O fenômeno foi observado em um trecho entre os povoados Mutuca e Paturais, mas ainda não há confirmação sobre o que provocou a mortandade.

Pescadores locais relataram que, entre os animais mortos, estavam espécies como piau e tucunaré, e afirmaram estar preocupados com o prejuízo causado ao setor. Segundo eles, a situação traz lembranças de um episódio ocorrido há cerca de cinco anos, quando um derramamento de melaço de uma usina da região teria provocado a morte de peixes na mesma lagoa.

O chefe da unidade de conservação da Reserva Extrativista (RESEX) Jequiá da Praia, Augusto Morelli, informou que os primeiros registros de peixes mortos começaram por volta das 19h de terça-feira. Ele acrescentou que uma equipe de fiscalização deve recolher amostras de água e de peixes ainda na manhã desta quarta, com o objetivo de identificar possíveis fontes de contaminação.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), Luiz Antônio, afirmou que o órgão está investigando o caso para entender a origem do problema e tomar as medidas necessárias.