10 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Corte de Roma rejeita troca de juízes pedida por Carla Zambelli e mantém processo de extradição

A Corte de Apelação de Roma, na Itália, negou nesta terça-feira (10) o pedido da defesa da ex-deputada Carla Zambelli para substituir os juízes responsáveis por analisar o processo de extradição. Os advogados da ex-parlamentar alegavam “evidências de parcialidade” no colegiado, mas o tribunal considerou o recurso improcedente.

Com a decisão, a Corte manteve a programação para julgar o mérito da extradição nesta quarta-feira (11). Zambelli segue presa em Roma, onde cumpre detenção desde julho de 2025, quando foi capturada pela polícia italiana após ser incluída na lista vermelha da Interpol.

A ex-deputada foi condenada no Brasil em dois processos com trânsito em julgado, entre eles o que envolve a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a condenação, ela deixou o país e se estabeleceu na Itália, o que motivou o pedido de prisão preventiva feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e acatado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em decisão anterior, a Corte italiana apontou “grave risco de fuga” caso Zambelli permanecesse em liberdade. Agora, a Justiça da Itália decidirá se autoriza o retorno da ex-deputada ao Brasil para o cumprimento das penas determinadas pelo STF.