Segundo a agência de notícias Reuters, com 95% dos votos apurados, o candidato de esquerda tem 66% dos votos válidos contra 34% de André Ventura, do partido de extrema direita Chega. Os dois disputaram o segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (8).
Duas pesquisas de boca de urna divulgadas após o fechamento das urnas, 19h do horário local e 16h em Brasília – também apontaram a vitória, com Seguro com 67% a 73% dos votos, enquanto seu adversário ficou com 27% a 33%.
“A resposta que o povo português deu hoje, o seu compromisso com a liberdade, a democracia e o futuro do nosso país, deixa-me naturalmente comovido e orgulhoso da nossa nação”, disse Seguro a jornalistas.
Pesquisas de intenção de voto divulgadas nas últimas semanas já indicavam a vitória de Seguro, principalmente devido ao alto índice de rejeição – cerca de 60% dos eleitores – enfrentado por seu adversário. António José Seguro tem 63 anos e é um político socialista de longa data. Durante a campanha, ele posicionou-se como um candidato moderado que cooperará com o governo minoritário de centro-direita de Portugal







