O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que assistiu apenas à primeira parte de um vídeo publicado em sua conta na rede Truth Social, que terminou com uma representação racista do ex-presidente Barack Obama e de sua esposa, Michelle Obama. Segundo ele, não viu os trechos finais com conteúdo ofensivo. A declaração foi feita a jornalistas a bordo do avião presidencial, sendo a primeira vez que Trump admitiu ter visto parte do vídeo antes da publicação.
Após a repercussão, a Casa Branca informou que o vídeo foi publicado por engano por um funcionário e retirado do ar assim que o problema foi identificado, embora tenha permanecido no perfil de Trump por cerca de 12 horas. O vídeo misturava imagens dos Obama a animações de macacos. Trump disse que a primeira parte tratava de alegações sobre fraude eleitoral e que alguém da equipe deveria ter assistido ao material completo antes da publicação.
O presidente afirmou que condena a parte racista do vídeo, após conversar com o senador republicano Tim Scott, que classificou o conteúdo como extremamente ofensivo. No entanto, Trump se recusou a pedir desculpas e afirmou que não cometeu nenhum erro.









