4 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Brasil possui mais de 330 condenados ou suspeitos de feminicídio procurados pela justiça

O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios da história, com mais de 1.500 mulheres assassinadas ao longo do ano, uma média alarmante de quatro mortes por dia. O cenário expõe o avanço da violência de gênero e a fragilidade das medidas de proteção às mulheres em todo o país.

Além dos altos índices de assassinatos, centenas de suspeitos seguem foragidos. Ao todo, 336 homens são procurados pela Justiça por crimes de feminicídio ou tentativa, com mandados de prisão ainda em aberto. A maioria das ordens é de prisão preventiva, quando o autor já foi identificado, e em alguns casos os condenados já não podem mais recorrer, mas continuam em liberdade. Os estados com maior número de procurados são São Paulo, Bahia, Maranhão e Pará.

Diante desse contexto, autoridades dos Três Poderes lançaram, em Brasília, o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção da violência, proteção das vítimas, responsabilização dos agressores e garantia de direitos das mulheres, com o objetivo de combater de forma integrada um dos crimes mais graves e persistentes do país.