4 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Canetas emagrecedoras clandestinas se tornam alvo da PF no Aeroporto de Alagoas

A Polícia Federal em Alagoas (PF/AL) registrou um aumento nas apreensões de medicamentos emagrecedores irregulares no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió. Somente entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, foram registradas 11 ocorrências envolvendo a entrada clandestina de fármacos sem autorização da Anvisa.

Segundo a PF, os produtos apreendidos eram de procedência estrangeira e estavam sendo transportados sem prescrição médica e fora das normas sanitárias e aduaneiras. Os responsáveis responderão por crimes como contrabando, descaminho e infrações à legislação sanitária.

Em todos os casos, foram lavrados autos de prisão em flagrante ou instaurados inquéritos policiais. A PF destacou que o uso desses medicamentos pode causar graves riscos à saúde, já que não há controle sobre a composição ou os efeitos colaterais.

As operações de fiscalização no aeroporto fazem parte de um esforço contínuo da Polícia Federal para impedir a circulação de produtos ilegais e proteger a segurança pública e sanitária no estado.