Durante uma audiência no Vaticano neste sábado (31), o papa Leão XIV citou uma frase atribuída a Madre Teresa de Calcutá, afirmando que “o maior destruidor da paz é o aborto”. A declaração foi feita aos participantes da iniciativa “Uma humanidade, um planeta: liderança sinodal”, evento que reúne cerca de 100 pessoas e integra um programa de formação para atuação política promovido por organizações vinculadas à Igreja.
Ao retomar a fala da religiosa, canonizada e laureada com o Prêmio Nobel da Paz, o pontífice enfatizou que o cuidado com os mais vulneráveis deve ser prioridade nas decisões políticas e sociais. Segundo ele, políticas públicas não podem ser consideradas em prol do bem comum quando deixam de incluir aqueles em situação de fragilidade.
Leão XIV também afirmou que a mensagem de Madre Teresa permanece atual e profética, lembrando que grandes feitos só são possíveis quando se protege os pequenos. O papa reforçou que nenhuma política pode ser verdadeira se não garante a defesa da vida e o apoio a quem enfrenta carências materiais e espirituais.












