1 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Documentos do caso Epstein citam Bolsonaro em mensagens com estrategista de Trump

A nova leva de documentos dos chamados Epstein Files, divulgada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) na sexta-feira (30), trouxe à tona mensagens que apontam conversas entre o financista Jeffrey Epstein e o estrategista político Steve Bannon, ex-conselheiro do primeiro mandato de Donald Trump, sobre o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).

Os arquivos indicam supostas articulações para uma eventual atuação de Bannon no Brasil, em meio ao cenário político de 2018. As mensagens não fazem referência aos crimes sexuais pelos quais Epstein foi acusado, concentrando-se exclusivamente em avaliações políticas e estratégicas relacionadas ao país.

Dois prints de trocas de mensagens, datados de 8 e 12 de outubro de 2018, período entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, mostram Bannon conversando com uma pessoa cujo nome aparece tarjado nos documentos, mas que, pelo contexto, seria Epstein. Bolsonaro venceria Fernando Haddad três semanas depois.

Em uma das mensagens atribuídas a Epstein, Bolsonaro é descrito como “um revolucionário”, com elogios à sua postura política. “Sem refugiados querendo entrar. Sem Bruxelas dizendo o que fazer. Ele só precisa recuperar a economia. É grande”, escreveu, mencionando ainda o Produto Interno Bruto brasileiro à época, estimado em cerca de US$ 1,8 trilhão.