1 de fevereiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Secretaria de Direitos Humanos projeta 2026 com foco em populações vulneráveis em Alagoas

Em entrevista ao Agora Alagoas nesta sexta-feira (30), o secretário de Estado de Direitos Humanos, Marcelo Nascimento, detalhou o planejamento da pasta para 2026, último ano do mandato do governador Paulo Dantas. Segundo ele, a secretaria entra na reta final do ciclo governamental com metas definidas, diretrizes claras e uma série de entregas previstas tanto para a capital quanto para o interior do estado.

Marcelo destacou que a atuação da Secretaria de Direitos Humanos vai além de ações isoladas, funcionando de forma intersetorial com políticas públicas de saúde, educação e segurança. “Os direitos humanos se realizam com políticas públicas”, afirmou, reforçando que o foco do trabalho é a proteção da dignidade da pessoa humana por meio da integração entre diferentes áreas do governo.

Entre as prioridades para 2026 estão populações historicamente mais vulneráveis à discriminação e à violência, como comunidades quilombolas, povos indígenas, ciganos, população LGBTQIA+, pessoas em situação de rua e migrantes venezuelanos. De acordo com o secretário, esses grupos são os mais vitimados por preconceito cultural, violência física e psicológica.

O gestor ressaltou ainda que a Secretaria de Estado de Direitos Humanos está aberta a toda a população. “Qualquer pessoa pode procurar nossa secretaria e terá apoio jurídico e psicológico para acompanhamento, investigação e início dos procedimentos judiciais”, afirmou.