29 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Trump celebra exploração de petróleo venezuelano por empresas dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (29) que empresas petrolíferas já estão na Venezuela para explorar áreas e selecionar locais de atuação, sinalizando avanço dos interesses norte-americanos no país após a captura de Nicolás Maduro. A declaração foi feita durante uma reunião na Casa Branca, sem detalhamento de prazos ou acordos firmados.

“Grandes companhias petrolíferas estão indo à Venezuela agora para explorar e escolher locais. Elas trarão enorme riqueza para a Venezuela e para os Estados Unidos”, disse Trump. A fala reforça a mudança de postura de Washington em relação ao país sul-americano, que detém as maiores reservas de petróleo do mundo.

Dias antes, o governo interino venezuelano, liderado por Delcy Rodríguez, vice de Maduro, defendeu reformas no setor de energia. Em consulta pública sobre alterações na Lei de Hidrocarbonetos Orgânicos de 2006, o governo afirmou que as mudanças podem atrair investimentos internacionais e permitir a atuação de empresas estrangeiras em um setor historicamente controlado pelo Estado.

Desde a queda de Maduro, acusado pela Justiça dos EUA de ligação com o tráfico de drogas, a política norte-americana em relação à Venezuela passou a priorizar negociações ligadas ao petróleo. A reaproximação ocorre após Trump ameaçar as lideranças venezuelanas, afirmando que poderiam pagar um “alto preço” caso não colaborassem com os interesses de Washington.