Nesta quarta (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou na abertura do Fórum Econômico Internacional da América Latina, realizado no Panamá, e utilizou o palanque para mandar recados ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O petista afirmou haver “intervenções militares ilegais” na América do Sul e criticou a paralisação dos organimos internacionais em resposta a essas ações.
“A única organização que engloba a totalidade dos países da América Latina e Caribe, a Celac, está paralisada, apesar dos esforços do nosso querido presidente Petro. A CELAC não consegue produzir nem mesmo uma única declaração contra intervenções militares ilegais que abalam a nossa região”, afirmou.
O petista também declarou também que o uso da força não será o que irá combater as mazelas do planeta. “A história mostra que o uso da força jamais pavimentará o caminho para superar as mazelas que afligem esse hemisfério que é de todos nós. A divisão do mundo em zonas de influencias e investidas neocoloniais por recursos estratégicos constituem gestos anacrônicos e retrocessos históricos”, completou.









