27 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

“Não há indícios de participação de servidores públicos”, diz delegado sobre golpe em programa habitacional

A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta segunda-feira (26), a entrega das chaves dos apartamentos dos residenciais Parque da Lagoa, no Vergel, e Santa Amélia, beneficiando famílias já sorteadas em programa habitacional do governo federal. O processo segue um cronograma organizado por ordem alfabética e exige a assinatura prévia do contrato com a Caixa Econômica Federal.

No Vergel, 157 famílias começaram a ser atendidas em tenda montada no Campo do Botinha. Já os beneficiários do Residencial Santa Amélia devem comparecer aos conjuntos Pedro Teixeira I, Pedro Teixeira II e Diana Simon, entre esta terça-feira (27) e o dia 2 de fevereiro. Durante o procedimento, também são firmados contratos com a BRK Ambiental e a Equatorial Energia para ativação de água, esgoto e energia elétrica nos imóveis.

Paralelamente à entrega das unidades, a Polícia Civil de Alagoas investiga um esquema de estelionato envolvendo falsas promessas de influência na distribuição de moradias populares. De acordo com o delegado Dalberth, da Delegacia de Estelionatos, indivíduos estariam recebendo valores de vítimas sob o pretexto de facilitar o acesso ao programa habitacional.

“Chegou ao conhecimento da delegacia que determinadas pessoas estavam recebendo quantias de forma ilícita, alegando que poderiam influenciar órgãos municipais responsáveis pela distribuição de unidades habitacionais”, afirmou o delegado. Segundo ele, há pelo menos duas investigações em andamento, com grupos de vítimas distintos e atuação isolada dos suspeitos.

Dalberth ressaltou que não existem indícios de envolvimento de servidores públicos no esquema. “Não há qualquer participação de servidores dos órgãos municipais de habitação. As vítimas que realizaram transferências ou depósitos não foram contempladas no programa, o que comprova que não houve influência alguma”, explicou. O delegado orientou que pessoas que tenham sofrido prejuízo procurem a Delegacia de Estelionatos para registrar boletim de ocorrência e colaborar com as investigações, que seguem em andamento.