Aeroportos de países asiáticos intensificaram protocolos de vigilância sanitária após a confirmação de cinco casos do vírus Nipah em Bengala Ocidental, na Índia. Tailândia, Nepal e Taiwan retomaram procedimentos de triagem semelhantes aos adotados durante a pandemia de Covid-19, incluindo checagens de saúde em passageiros.
Segundo autoridades indianas, os casos foram registrados entre profissionais da área da saúde. O governo afirma que a situação está sob controle e que medidas de monitoramento foram ampliadas para evitar a disseminação do vírus.
Na China, a emissora estatal CCTV informou, com base na autoridade nacional de controle de doenças, que não há registros de infecção no país, mas alertou para o risco de casos importados, diante da circulação regional do vírus.
O Nipah é um vírus zoonótico, transmitido de animais para humanos, podendo também se espalhar por alimentos contaminados ou contato direto entre pessoas. Identificado pela primeira vez em 1999, durante um surto na Malásia, o patógeno é registrado com frequência em Bangladesh e na Índia e apresenta potencial de alta letalidade, o que mantém autoridades sanitárias em alerta.









