23 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Em protesto, manifestantes cobram transparência e afastamento do ministro Dias Toffoli

Foto: reprodução.

Manifestantes se reuniram na noite dessa quinta-feira (22) em frente à sede do Banco Master, no Itaim Bibi, Zona Oeste de São Paulo, para protestar contra as investigações envolvendo a instituição financeira. O ato foi organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) por meio das redes sociais, mas os participantes foram impedidos de acessar a fachada do prédio, que está cercada por tapumes desde a quarta-feira (21).

A Polícia Militar acompanhou a mobilização, que transcorreu de forma pacífica. Durante o protesto, os manifestantes entoaram palavras de ordem como “Ei Vorcaro, cadê a delação?” e exibiram faixas e fotos de investigados nos tapumes, com dizeres como “Basta, fora Vorcaro”.

Os participantes também exigiram maior transparência nas apurações do chamado “caso Banco Master” e pediram o afastamento do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), da relatoria do processo. O caso envolve suspeitas de irregularidades financeiras, fraudes e desvios de recursos dentro da instituição.

Em janeiro, a Polícia Federal deflagrou uma operação que cumpriu 42 mandados de busca em endereços ligados ao controlador do banco, Daniel Vorcaro, e seus familiares, além de bloquear mais de R$ 5,7 bilhões em bens. As investigações foram centralizadas no STF por decisão de Dias Toffoli, que suspendeu procedimentos em instâncias inferiores ao alegar sigilo e riscos ao sistema financeiro. O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, medida que também passou a ser questionada e analisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).