A procura por um nome no MDB para enfrentar nas urnas o prefeito de Maceió, JHC (PL), está cada vez mais difícil. As pesquisas mostram que o cenário não é favorável para o grupo político liderado pela família Calheiros e pelo governador Paulo Dantas (leia-se Marcelo Victor).
Embora estejam cientes da “missão impossível” do próximo ano, os emedebistas querem apenas uma candidatura para “fritar” JHC para a disputa majoritária de 2026. O prefeito de Maceió já é considerado franco-atirador, tanto para o Governo quanto para o Senado Federal.
A solução para atender às expectativas do Palácio República dos Palmares pode ser o ex-governador, ex-vice-prefeito, e agora vice-governador, Ronaldo Lessa (PDT). Por seu trabalho voltado ao servidor público, Lessa pode ser a única esperança para minimizar o impacto eleitoral de 2024, já que a diferença de votos de entre JHC e qualquer nome apresentado pelos Calheiros até o momento é imensa.
Resta saber se Ronaldo Lessa, que saiu da gestão de JHC sem rusgas, está disposto a se expor publicamente e criar desgaste desnecessário para sua imagem numa missão considerada impossível até para ele próprio.
*AL 102