23 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Escassez de apoiadores leva PL a investir em ‘influencers políticos’; saiba quem são

O Partido Liberal (PL) está reconfigurando sua estratégia eleitoral para 2026 em meio à falta de puxadores de voto tradicionais e aposta pesado em nomes jovens com forte presença nas redes sociais para tentar garantir votos à Câmara dos Deputados.

A mudança de tática ocorre depois que o partido perdeu líderes que trouxeram grande número de eleitores em eleições anteriores, como Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, ambos sem mandato em 2026 por cassações e outras questões internas.

Uma das principais apostas do PL é o vereador Lucas Pavanato, de 27 anos, que foi o candidato mais votado em São Paulo nas eleições municipais de 2024 e acumula milhões de seguidores nas redes sociais, onde tem forte atuação política.

O movimento também inclui a liderança política do deputado estadual Carmelo Neto, presidente do PL Jovem e visto como peça chave na formação de uma base digital mobilizada em torno dos valores do partido.

Além de Pavanato e Neto, aliados do PL também mencionam outros jovens candidatos que podem disputar vagas e impulsionar a sigla com discurso conservador, crítico ao governo federal e com grande alcance online.