15 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Filho de diarista e pedreiro, novo diplomata é recebido por Lula no Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no Palácio do Planalto, o recém-nomeado diplomata do Itamaraty Douglas Rocha Almeida, de 31 anos. O encontro ocorreu após a repercussão de uma reportagem do Metrópoles que contou a trajetória do novo integrante do Ministério das Relações Exteriores, marcada por superação e ascensão social.

Filho de uma diarista e de um pedreiro, Douglas foi beneficiário do ProUni e trabalhou como garçom antes de ser aprovado no concurso do Instituto Rio Branco, considerado um dos mais difíceis do país. A história chegou ao presidente por intermédio da primeira-dama, Janja Lula da Silva, que participou da reunião ao lado de Cida, mãe do diplomata.

Trechos do encontro foram divulgados nas redes sociais de Lula nesta quinta-feira (15). Na publicação, o presidente destacou a perseverança de Douglas e afirmou que histórias como a dele mostram a importância das oportunidades e do apoio para a transformação social por meio da educação.

Natural de Brasília e criado em Luziânia (GO), Douglas foi nomeado terceiro-secretário do quadro permanente do Itamaraty, com posse prevista para 20 de janeiro. Ele conquistou a vaga após disputar o concurso com 8.861 candidatos para apenas 50 vagas, uma concorrência de cerca de 177 pessoas por oportunidade.