O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta terça-feira (13), o nome de Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. O jurista tem bom trânsito com o presidente e com a ala baiana do governo, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo nota publicada pelo Planalto, a nomeação do novo ministro será publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União).
Lula fez o convite ao advogado durante reunião no Palácio do Planalto. O ministro interino, Manoel Carlos de Almeida Neto, estava presente. A repórter Berenice Leite, do Direto de Brasília, trouxe a informação.
Com a escolha de Wellington César Lima e Silva para o Ministério da Justiça, o governo federal descarta o desmembramento da pasta para a criação de um ministério dedicado à segurança pública. Wellington ocupou a função em 2016, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Na gestão Lula 3, ele foi secretário de assuntos jurídicos da Casa Civil, um cargo chave do Palácio do Planalto e que costuma despachar diretamente com o presidente da República.
Em 2016, Wellington teve uma curta estadia como ministro da Justiça. Como era procurador de Justiça do MP-BA (Ministério Público do Estado da Bahia), a indicação foi barrada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ele só poderia permanecer no cargo de ministro se pedisse exoneração do MP.











