14 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Brasil tem plano de contingência para caso de ataque dos EUA ao Irã, diz embaixador

O embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, afirmou em entrevista que o governo brasileiro elaborou um plano de contingência para proteger cidadãos e interesses nacionais caso a situação no Oriente Médio se deteriore em um conflito envolvendo os Estados Unidos e o Irã. Guimarães afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha de perto os desdobramentos no país e as ações diplomáticas relacionadas ao cenário regional.
 
Segundo o embaixador, o Itamaraty e a representação brasileira em Teerã mantêm contato permanente para avaliar possíveis medidas que possam ser adotadas no futuro. Até o momento, Guimarães descartou a necessidade imediata de uma operação de evacuação de brasileiros residentes ou em trânsito no Irã, observando que, apesar de alguns países terem emitido alertas de segurança, nenhum realiza retirada de seus nacionais do território.
 
O diplomata também relatou dificuldade em contatar um brasileiro que estava convalescente no país, reforçando a complexidade da situação em meio às tensões crescentes no Oriente Médio. A declaração ocorre em um contexto de críticas diplomáticas entre Brasília e Washington em outras frentes, incluindo disputas comerciais e acusações de interferência, que têm marcado as relações entre os dois países nos últimos meses.