14 de janeiro de 2026
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Pesquisa aponta que desaprovação do governo Lula se mantém em 49%; 47% o aprovam

A desaprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve o patamar de 49% constatado no levantamento anterior, contra 47% de aprovação, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (14). O levantamento ouviu 2.002 pessoas, entrevistas presenciais, entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00835/2026.

A pesquisa questionou se o entrevistado aprova ou desaprova o trabalho que o presidente Lula está fazendo. No mês passado, a aprovação era de 48%; agora, é de 47%. Já a desaprovação alcançou o patamar de 49% em ambos os levantamentos. Ou seja, ficou dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.

O instituto também verificou como está a avaliação do governo Lula, que foi considerada negativa para 39% dos entrevistados, contra 38% do mês passado. Dessa forma, manteve-se dentro da margem de erro. Já a avaliação positiva registrou uma alteração para baixo, ainda dentro da margem de erro, com relação a dezembro: era 34% e, agora, foi para 32%.

Nas pesquisas para as eleições presidencias de 2026, o atual mandatário aparece à frente em todos os cenários, vencendo os cinco cenários contra Tarcísio, Michelle Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo) e Ratinho Jr. (PSD).