O Programa Celular Seguro, criado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, tem ajudado na redução dos índices de violência e devolvido aparelhos aos verdadeiros donos através de um trabalho conjunto com a população.
No total, 2.394 aparelhos roubados ou furtados em Alagoas foram recuperados pelas equipes da SSP. Do montante, 68,7% (1.645) já foram entregues aos verdadeiros proprietários. As vítimas foram localizadas a partir das informações registradas por elas no Boletim de Ocorrência após os delitos sofridos.
As pessoas que venham a sofrer possíveis crimes de roubo ou furto devem, o mais rápido possível, procurar registrar o caso junto à Polícia Civil. O procedimento fácil pode ser feito na delegacia mais próxima ou então por meio da Delegacia Interativa, através do portal https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.
Outra forma prática de descobrir o IMEI é no próprio celular, discando o código universal *#06# no aplicativo de chamadas. O número identificador será exibido automaticamente na tela. Há ainda a opção de acessar as configurações do dispositivo, navegando até “Sobre o telefone” ou “Informações do status”, onde o número também costuma estar listado.
Em posse dos eletrônicos, a equipe de policiais entra em contato com as vítimas para que elas possam restituir os bens. Atualmente, 750 aparelhos estão disponíveis para a retirada pelos verdadeiros proprietários. O nome dos cidadãos está numa lista, que pode ser acessada ao clicar neste link.






