28 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Bolsonaro passará por novo bloqueio anestésico para tratar crise de soluço

Foto: AFP or licensors.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fará um novo procedimento anestésico nesta segunda-feira (29) para tratar a crise persistente de soluço, segundo boletim médico divulgado pela equipe que o acompanha. A intervenção será realizada após 48 horas de observação clínica.

No sábado (27), Bolsonaro passou por um bloqueio anestésico do nervo frênico do lado direito, localizado na região da coluna cervical e responsável pela comunicação com o diafragma. Agora, os médicos irão repetir o procedimento no lado esquerdo, na tentativa de interromper o estímulo nervoso que provoca o soluço.

De acordo com o cirurgião-geral Cláudio Birolini, o objetivo é promover a anestesia temporária do nervo. Em casos de eventual dificuldade respiratória, pode ser necessário suporte ventilatório artificial até que o efeito do anestésico cesse. A equipe médica considera o procedimento invasivo, porém seguro.

Os médicos informaram ainda que não há previsão exata para a alta hospitalar, mas a expectativa é que ocorra em até sete dias, a depender da evolução clínica e da capacidade de o ex-presidente retomar atividades básicas de autocuidado. Bolsonaro foi submetido, na última quinta-feira (25), a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, realizada sem intercorrências e autorizada previamente pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.