26 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Hospital atualiza estado de saúde de Bolsonaro: sessões de fisioterapia e uso de medicamentos para prevenção de trombose

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanecerá internado no hospital DF Star, em Brasília, pelo menos até a próxima segunda-feira (29), conforme boletim médico divulgado nesta sexta-feira (26). Ele se recupera de uma cirurgia para correção de duas hérnias inguinais, realizada no dia de Natal.

De acordo com a equipe médica, Bolsonaro iniciou o processo de reabilitação, com sessões de fisioterapia, ajustes na analgesia e uso de medicamentos para prevenção de trombose. Também houve adequação das medicações para controle de soluços e tratamento de refluxo gastroesofágico. Não há previsão de novos exames ou procedimentos no momento.

O procedimento cirúrgico foi indicado após laudo da Polícia Federal apontar a necessidade de intervenção eletiva para correção de hérnia inguinal bilateral, condição caracterizada pelo deslocamento de parte do intestino ou de outro tecido por um ponto fragilizado da musculatura abdominal, causando dor e desconforto.

Segundo os médicos, a cirurgia foi bem-sucedida e pode ter incluído a colocação de uma tela sintética para reforço da parede abdominal. Bolsonaro segue em cuidados pós-operatórios e permanece em observação clínica, com reavaliação prevista nos próximos dias quanto à necessidade de novos tratamentos para os soluços.