23 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Semed prorroga prazo de matrículas na rede municipal de ensino até 30 de dezembro

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) prorrogou até a próxima terça-feira (30) o prazo para a efetivação das matrículas de novos estudantes da rede pública municipal de ensino. O período, que se encerraria nessa segunda-feira (23), foi estendido em razão da alta demanda registrada nos últimos dias.Os pais ou responsáveis que realizaram a pré-matrícula e obtiveram vaga devem comparecer à unidade escolar onde o estudante foi alocado para confirmar a matrícula.

No caso de 11 dos 12 novos Gigantinhos (Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs), que iniciam funcionamento no começo do ano letivo de 2026, em 9 de fevereiro, a matrícula deve ser feita presencialmente na sede da Semed, localizada na Rua General Hermes, no bairro Cambona, das 8h às 14h. As unidades são Garça Torta, Salvador Lyra, Trapiche, Cidade Universitária, Petrópolis, Novo Jardim, Feitosa, Vergel, Levada e dois no Benedito Bentes (Morada do Planalto e Conjunto Oiticica). Quem teve dificuldades para concluir a pré-matrícula ou efetivar a matrícula também pode procurar o Setor de Matrículas da Semed para atendimento presencial.

Algumas pré-matrículas ainda constam como “em análise” no sistema. Nesses casos, os responsáveis devem aguardar o resultado final. Caso o estudante não seja contemplado de imediato, ele será incluído automaticamente na lista de suplência, podendo ser convocado em caso de vagas remanescentes, a partir do dia 5 de janeiro de 2026.

 

Na pré-matrícula de 2025, a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, ofertou 6,5 mil novas vagas, sendo 4.500 na Educação Infantil e 2 mil no Ensino Fundamental. A partir do ano letivo de 2026, a capital contará com 12 novos Gigantinhos e 2 novas escolas, ampliando a rede municipal de ensino. Em cinco anos, o município reduziu de forma significativa o déficit histórico de vagas na Educação Infantil, passando de 9 mil vagas em 2020 para 20.500 em 2026, com 25 CMEIs públicos distribuídos por todos os bairros, com estrutura moderna e totalmente climatizada.