A Deputada federal Heloísa Helena (Rede-RJ) publicou em seu Instagram, um trecho do seu tributo em homenagem à Leonel de Moura Brizola, realizado no Senado em 2004, em uma solenidade promovida pelo Senador Cristovam Buarque. Brizola, uma das figuras mais emblemáticas deste país , e também uma das maiores lideranças da esquerda brasileira. Em um dos trechos, Heloísa reforça a trajetória do Senador e e afirmou que Brizola poderia afirmar que ”Honrou sua infância pobre, a sua resistência democrática, a sua classe de origem, e a sua história de vida”.
Heloísa Helena , que foi expulsa do partido após votar contra a reforma da previdência aprovada em 2003, no primeiro mandato de Lula, assumiu a vaga de Glauber Braga( PSOL-RJ), que teve o mandato suspenso por seis meses por decisão do plenário, na semana passada. A deputada volta as bancadas após 18 anos fora do Legislativo.
Eleita senadora em 1988, Heloísa permaneceu no cargo até 2007, Após deixar o PT, foi uma das fundadoras do PSOL e disputou a Presidência da República em 2006, terminando a eleição em terceiro lugar. Atualmente é filiada à Rede Sustentabilidade. A posse de Heloísa reacende um embate interno na Rede Sustentabilidade, partido que integra em federação com o PSOL. Rompidas desde 2022, Heloísa Helena e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, simbolizam a divisão no diretório nacional da legenda.
O conflito entre as duas se aprofundou após a disputa pelo comando da Rede, vencida por Heloísa, e é marcado por críticas à presença do partido na Esplanada. A ex-senadora mantém uma postura de enfrentamento ao PT desde que foi expulsa da legenda, em 2003, ao votar contra a reforma da Previdência no primeiro mandato de Lula — episódio que selou o rompimento político entre as duas ex-aliadas.








