16 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Brasil supera EUA e assume liderança mundial na produção de carne bovina

O Brasil se tornou o maior produtor de carne bovina do mundo em 2025, superando os Estados Unidos, segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura norte-americano (USDA). De acordo com relatório publicado na última terça-feira (9), a produção brasileira alcançou 12,35 milhões de toneladas, enquanto os EUA registraram 11,81 milhões de toneladas no mesmo período.

O levantamento do USDA reúne dados desde 2021 e marca a primeira vez em que o Brasil ultrapassa os Estados Unidos na liderança global da produção de carne bovina. O relatório, no entanto, não especifica até qual mês foi considerado o volume produzido em 2025, mas confirma a consolidação do país como potência no setor pecuário.

Para 2026, a expectativa é de equilíbrio entre os dois maiores produtores mundiais. Segundo as projeções do órgão norte-americano, o Brasil deverá produzir 11,7 milhões de toneladas, praticamente empatado com os Estados Unidos, que devem alcançar 11,71 milhões de toneladas.

O número divulgado pelo USDA também supera a estimativa feita pelo governo brasileiro. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) havia projetado uma produção de 11,38 milhões de toneladas, já acima do volume registrado em 2024. Além de liderar a produção, o Brasil mantém a posição de maior exportador mundial de carne bovina.