16 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Arquidiocese de SP Proibe transmissões de missas de Padre Júlio Lancellotti; Padre terá que parar suas atividades nas redes sociais.


O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, determinou a suspensão das transmissões de missas ao vivo e das atividades nas redes sociais do Padre Júlio Lancellotti. A decisão foi anunciada pelo próprio sacerdote no domingo (14), durante uma celebração que vinha sendo exibida por canais como Rede TVT, portal ICL e YouTube.

Segundo Lancellotti, a orientação tem como objetivo um período de “recolhimento e proteção”. Ele afirmou que recebeu a determinação diretamente do arcebispo e que cabe a ele cumprir a decisão, reiterando sua obediência e vínculo com a Arquidiocese de São Paulo.

Padre Júlio atua há mais de quatro décadas na Paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca, e é conhecido pelo trabalho social voltado à população em situação de rua. Nos últimos anos, passou a ser alvo de críticas e pressões políticas, sobretudo de grupos e parlamentares ligados à direita. Recentemente, o deputado federal Junio Amaral (PL-MG) disse ter levado ao Vaticano um abaixo-assinado pedindo o afastamento do religioso.

Além da suspensão nas redes, também passou a ser discutida a permanência de Lancellotti na paróquia. Pela norma da Igreja, padres podem ser aposentados aos 75 anos. O sacerdote completa 77 anos neste mês, mas ressalta que a regra não é automática e depende das necessidades pastorais.

Em nota divulgada nesta terça-feira (16), Lancellotti confirmou a pausa temporária nas redes sociais e negou que tenha sido transferido da paróquia. As missas presenciais seguem normalmente aos domingos, na Capela da Universidade São Judas, na Mooca.