Nesta terça-feira (16) a Polícia Federal deflagrou a Operação IV contra desvio de recursos públicos e levagem de dinheiro em Alagoas, cumprindo cerca de 38 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 5a Região. Na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foram encontrados valor em dinheiro vivo, com cedulas em Euro, Dólar e Real, além disso, armas também foram encontradas na sede. A investigação contou com o apoio da Controladoria Geral da União, Receita Federal e Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde.
Os mandados foram cumpridos em Alagoas, Pernambuco e Distrito Federal e mobilizou 170 policiais federais, mais 26 auditores. Foram detectados pelos policiais, indícios de favorecimento em contratos emergenciais firmados pela SESAU, entre 2023 e 2025, com duas empresas, uma fornecedora de material hospitalar e uma construtora. Estas contratações teriam gerado pagamentos de vantagens indevidas aos investigados.
As contratações diretas firmadas pela SESAU somam o montante de quase R$ 100 milhões e boa parte do recurso ainda se encontra em execução. A investigação apura ainda o desvio de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de ressarcimento superdimensionado de consultas e procedimentos médicos que não teriam ocorrido, os quais somaram mais de R$ 18 milhões.
Os valores indevidos foram repassados pela Secretaria de Saúde de Alagoas entre setembro de 2023 e agosto de 2025. Apenas em ressarcimento de procedimentos de fisioterapia, foram pagos valores incompatíveis com a capacidade operacional da clínica privada. Parte desses recursos foi destinada a integrantes do grupo criminoso por meio de transferências bancárias, saques em espécie e pagamentos indiretos, configurando sofisticado esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial.
O nome da operação se refere ao estágio terminal de alguns cânceres, uma clara referência à nocividade das ações da Organização Criminosa ao Sistema de Saúde em Alagoas.








