12 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Trump planeja decreto para reduzir restrições à maconha nos EUA

WASHINGTON, DC - JULY 22: U.S. President Donald Trump delivers remarks during a meeting with Philippine President Ferdinand Marcos Jr. in the Oval Office at the White House on July 22, 2025 in Washington, DC. Trump and Marcos are expected to discuss trade tariffs, increasing security cooperation in the face of China’s growing maritime power in the West Philippine Sea and other topics. (Photo by Chip Somodevilla/Getty Images)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma reunião na quarta-feira (10/12) para discutir um decreto executivo que afrouxa as restrições federais à maconha. O republicano estuda reclassificar a droga, a rebaixando para a mesma categoria de medicamentos aprovados no país. A reunião, que foi confirmada pelo jornal The Washington Post, contou com a presença de executivos da indústria da maconha, do secretário de Saúde dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., e do presidente da Câmara, o deputado republicano Mike Johnson.

Em agosto, Trump já havia anunciado que estudava reclassificar a maconha como uma substância de menor risco, e nesta semana foram definidos mais detalhes de como isso seria feito. Segundo o The Washington Post, Trump vai publicar uma ordem executiva para que as agências federais reclassifiquem a maconha. A medida não visa legalizar ou descriminalizar a droga, mas deve facilitar o acesso ao uso medicinal e aumentar o lucro de empresas legais.

Atualmente, a maconha é classificada pela Agência de Repressão às Drogas (DEA, na sigla em inglês) como uma substância controlada  Classe I , mesmo grupo de drogas proibidas, como heroína e LSD. Após o decreto, a maconha caíria para a Classe III, que inclui substâncias com menor potencial de abuso e autorizados para alguns tratamentos médicos. Fazem parte dessa classificação remédios como Tylenol com Codeína, hormônios e esteróides. A reclassificação permite deduções fiscais para empresas do setor da maconha e ampliaria o pesquisas para o uso medicinal.

Atualmente, ao menos 38 estados dos EUA já legalizaram o uso da maconha medicinal. Desses, 24 também aprovaram o uso recreativo da droga. Em 2023, o então presidente Joe Biden tentou alterar a classificação da maconha no país, mas não conseguiu avançar no tema antes do término do mandato.