O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) criticou duramente, nesta quarta-feira (10), o relatório que tenta avançar com propostas de anistia enquanto ainda há julgamentos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, o Congresso não pode alterar processos em curso na Suprema Corte nem conceder anistia a réus que ainda estão sob análise. “O STF vai rasgar esse relatório”, ironizou o parlamentar, ao comentar a iniciativa que tem provocado forte tensão entre os Poderes.
Correia afirmou que há um “conluio” articulado por lideranças do PL, pelo relator do texto e por setores do Centrão, movido pelo projeto eleitoral de 2026. Segundo ele, a ofensiva pela anistia não se sustenta juridicamente e tem como objetivo proteger aliados envolvidos em delitos investigados pela Justiça.
O parlamentar também criticou o bolsonarismo, que classificou como uma vertente autoritária no país, e lamentou a posição de partidos com trajetória democrática que, segundo ele, estariam participando de um “papelão” institucional. Para Correia, o avanço da proposta representa um risco para a democracia e para o respeito às instituições.









