8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

De 9 mil a 20 mil vagas: Prefeitura de Maceió reduz déficit em creches e cai índice de analfabetismo

 

A Prefeitura de Maceió reduziu o déficit histórico de vagas na Educação Infantil com a criação de 13 Gigantinhos e a expansão para 25 unidades até 2026, elevando a oferta de 9 mil para 20.500 vagas. O salto representa o maior investimento da história de Alagoas na primeira infância. A rede também ampliou escolas em tempo integral, saindo de apenas uma, em 2021, para 31 em 2025. O número de estudantes atendidos nessas modalidades chega hoje a cerca de 11 mil.

Além da ampliação das vagas, a gestão implantou o primeiro Parque Biblioteca de Maceió e prepara a abertura da primeira escola bilíngue municipal, que oferecerá 710 vagas no Conjunto Graciliano Ramos. A estrutura inclui salas modernas, biblioteca, ginásio e piscina semi-olímpica. O espaço também garante ensino integral com atividades como robótica, música, teatro e libras. A proposta fortalece o aprendizado e amplia oportunidades.

Maceió também reduziu o índice de analfabetismo para 6,4%, segundo o IBGE, graças ao fortalecimento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos e às ações de alfabetização na idade certa. Parcerias com o MEC, Senai e Instituto Ayrton Senna reforçaram programas como o Alfabetiza Maceió e iniciativas de aceleração da aprendizagem. Esses esforços garantiram que o município fosse reconhecido nacionalmente no Prêmio Band Cidades Excelentes. O avanço consolida uma política educacional contínua.

Nos últimos cinco anos, a prefeitura climatizou 100 unidades escolares e instalou videomonitoramento em todas as 160 escolas e creches. Também reforçou a merenda escolar, ampliando investimentos de R$ 10,5 milhões, em 2021, para R$ 26,7 milhões em 2025. A compra de alimentos da agricultura familiar chegou a 40%, envolvendo 18 cooperativas. Além disso, 55 mil kits completos de fardamento foram distribuídos, garantindo dignidade e pertencimento aos estudantes.