8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Fim da Série B: Chapecoense e Remo sobem na última rodada

A 38ª rodada da Série B, disputada na noite deste domingo, definiu os últimos classificados à elite do futebol brasileiro. O Coritiba, que já havia garantido o acesso, confirmou também o título da competição. O Coxa terminou com 68 pontos e se tornou o maior campeão da Série B, agora com três conquistas. Junto a ele, seguem para a Série A em 2026 Athletico, Chapecoense e Remo.

O Coritiba voltou à primeira divisão dois anos após o rebaixamento e encerrou sua campanha vencendo o Amazonas por 2 a 1, em Manaus. Sebastián Gómez e Iury Castilho marcaram para o time paranaense, enquanto Luan Silva descontou. Já o Athletico assegurou o retorno imediato à elite ao bater o América-MG por 1 a 0, na Arena da Baixada. O gol decisivo foi anotado pelo jovem João Cruz, revelado na base rubro-negra.

A Chapecoense garantiu o acesso ao derrotar o Atlético-GO por 1 a 0, na Arena Condá. O gol que selou o retorno à Série A veio em cobrança de pênalti convertida pelo paraguaio Walter Clar. O Remo também confirmou a vaga ao vencer o Goiás por 3 a 1, de virada, no Mangueirão. Após sofrer o primeiro gol, os paraenses reagiram com Pedro Rocha e dois gols de João Pedro.

No outro extremo da tabela, três rebaixamentos já estavam definidos: Paysandu, Amazonas e Volta Redonda. A última vaga caiu nas mãos da Ferroviária, derrotada por 2 a 1 pelo Operário-PR, em Ponta Grossa. Botafogo-SP e Athletic disputavam a permanência, mas o empate do time de Ribeirão Preto e a vitória do Athletic afastaram ambos do risco. Assim, a Ferrinha fechou o grupo dos quatro últimos.

Paysandu, Amazonas, Volta Redonda e Ferroviária disputarão a Série C em 2026. Eles serão substituídos por Ponte Preta, campeã da terceira divisão, além de Náutico, Londrina e São Bernardo, que garantiram o acesso. Com isso, a Série B se encerra redesenhando o mapa do futebol nacional para a próxima temporada.