A Braskem vai pagar R$ 27.852.480 pela antiga fábrica da Brandini, localizada no bairro Jaraguá, para viabilizar a construção do novo Hospital-Escola Portugal Ramalho. O depósito deverá ser realizado ainda este mês, após a Procuradoria-Geral do Estado solucionar uma divergência na medição da área desapropriada. Segundo o decreto estadual (96.791/2024), todo o terreno de 52 mil m² foi incluído – embora a expectativa inicial fosse adquirir apenas cerca de 30 mil m².
O novo hospital, que substituirá a unidade atual do Portugal Ramalho, será construído com parte dos recursos da indenização paga pela Braskem. Além do terreno, a empresa se comprometeu a financiar integralmente a edificação, estimada em R$ 75,2 milhões, segundo a Procuradoria-Geral do Estado.
Apesar do contrato, há pressão de instituições como o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) para que o processo de desapropriação avance com rapidez. Eles apontam que atrasos nas etapas legais, incluindo a retificação do decreto, têm prejudicado o cronograma da obra e, consequentemente, o início dos atendimentos em saúde mental à população que depende do SUS.
Fonte: Extra Alagoas








