8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Beber uma xícara de café por dia pode reduzir risco de arritmia cardíaca, revela estudo

Um estudo inédito conduzido pela Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, e pela Universidade de Adelaide, na Austrália, revelou que o consumo diário de uma xícara de café pode reduzir em até 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca, condição caracterizada por batimentos irregulares e acelerados. A descoberta contraria recomendações médicas tradicionais que orientavam pacientes cardíacos a evitar a cafeína.

Segundo o eletrofisiologista Gregory Marcus, da UCSF, os benefícios podem estar ligados não apenas à cafeína, mas também a outros compostos presentes no café. “A cafeína é um diurético, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e, consequentemente, o risco de arritmia. Além disso, o café contém substâncias com propriedades anti-inflamatórias que podem ter efeitos positivos”, explicou o pesquisador em nota publicada pelo Science Daily.

O estudo acompanhou 200 pacientes com histórico de fibrilação atrial, submetidos a um procedimento de cardioversão elétrica, técnica que aplica um choque controlado para restaurar o ritmo normal do coração. Metade dos participantes foi orientada a tomar uma xícara de café com cafeína por dia durante seis meses, enquanto o outro grupo precisou evitar completamente o consumo da substância.

Ao final da pesquisa, o grupo que consumiu café apresentou uma redução significativa no retorno das arritmias. O coautor do estudo, Christopher Wong, destacou que os resultados “quebram um paradigma na medicina”. Ele afirma que a bebida, antes vista com cautela por pacientes cardíacos, pode, na verdade, atuar como um aliado na proteção do coração, especialmente entre pessoas acima dos 60 anos e com sobrepeso, público mais afetado pela fibrilação atrial.