8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

STF julgará acusados de tramarem “Punhal Verde e Amarelo” a partir da próxima terça-feira (11)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começará a julgar mais dez réus acusados de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. O julgamento terá início na manhã da próxima terça-feira (11). De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), os réus integram o núcleo 3, responsável pelo monitoramento e planejamento de ataques contra autoridades.

Os réus são: general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; tenente-coronel Hélio Ferreira Lima; tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira; tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo; tenente-coronel Sérgio Cavaliere de Medeiros; tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior; coronel Bernardo Romão Corrêa Netto; coronel Fabrício Moreira de Bastos; coronel Márcio Nunes de Resende Júnior; além do agente da Polícia Federal (PF) Wladimir Santos Matos.

De acordo com a PGR, o grupo participou de ações coercitivas, o que incluía o monitoramento e o planejamento de ataques contra autoridades. Na visão da Procuradoria, este grupo foi o responsável por arquitetar o plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Compõem a Primeira Turma da Suprema Corte a ministra Cármen Lúcia, além dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Se os acusados forem absolvidos, o processo será arquivado. Em caso de condenação, eles receberão penas proporcionais ao nível de participação das ações, sob a ótica dos ministros.