Com o olhar curioso de quem encontra beleza em cada história, a primeira-dama de Junqueiro, Samyra do Basto, participou da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em Maceió. Cercada por livros, autores e leitores, ela compartilhou o quanto a leitura faz parte da sua vida e do seu modo de enxergar o mundo.
“Estou aqui na 11ª Bienal, um lugar fascinante pra mim. Gosto muito de ler, e a leitura mudou a minha vida”, contou, emocionada. Samyra lembrou que sua primeira participação na Bienal foi há dois anos, quando prestigiou uma escritora de sua cidade natal, Girau do Ponciano, autora de uma obra sobre mães atípicas e a violência contra a mulher.
Neste ano, o retorno à Bienal teve um sabor especial: prestigiar um autor de Junqueiro, com o livro “Um bairro chamado Retiro em Junqueiro – AL”. “Não tinha como deixar de vir pra poder prestigiar e conhecer”, afirmou, destacando o orgulho de ver sua cidade representada no evento literário.
Com leveza e entusiasmo, Samyra falou sobre como a leitura segue sendo sua grande fonte de inspiração. “Tudo tem um significado muito grande pra mim… e até as comprinhas que eu faço são livros que empoderam, com contos e histórias que inspiram e fazem a gente refletir.” Para ela, o poder das palavras é inquestionável: “A leitura transforma vidas e pessoas para melhor.”








