Entre os dias 26 e 28 de maio, foi realizado o Festival da Massa, no bairro Jaraguá, em Maceió e a Vigilância Sanitária (Visa) esteve presente, fiscalizando os vendedores ambulantes de alimentos e bebidas que estavam trabalhando no local. Os fiscais averiguaram as condições de higiene dos produtos comercializados, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), prazos de validade, o armazenamento e a refrigeração dos alimentos e bebidas.
Na quinta-feira(25), véspera de abertura do festival, a Visa promoveu uma capacitação para os ambulantes, abordando os padrões sanitários definidos como boas práticas para o manuseio e comercialização de alimentos, como também condições de higiene, atenção ao prazo de validade e os cuidados necessários com armazenamento e refrigeração dos produtos comercializados. Além disso, também foi tratado sobre o uso correto de EPI’s.
“Quatro equipes de fiscais percorreram os pontos de vendas para verificar se as boas práticas sanitárias, repassadas durante a capacitação promovida pelo órgão no dia anterior, estavam sendo cumpridas. Nosso intuito foi de preparar e orientar esses ambulantes para que, durante o festival, os riscos sanitários fossem diminuídos para assegurar a saúde do consumidor”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.