O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou comunidades indígenas na região de Santarém (PA) neste domingo (2/11), como parte de uma série de agendas que antecedem a COP30. Ele estava acompanhado das ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas).
Em uma roda de conversa com caciques do povo Kumaruara, o petista ouviu reivindicações e prometeu levar à aldeia programas federais de energia elétrica, como o Luz para Todos, e de habitação, como o Minha Casa, Minha Vida. “É preciso fazer um levantamento de quantas habitações são necessárias. Nós também temos condições de trazer o Minha Casa, Minha Vida aqui e fazer muitas habitações. Fazer uma ‘Minha Oca, Minha Vida’”, comentou.
“Hoje a energia é a coisa mais fácil para a gente fazer, porque a gente pode fazer placa solar, a gente pode preservar o ambiente, pode trazer energia para vocês, e eu prometo, para vocês que vocês vão ter energia aqui na comunidade de vocês”, continuou.
“A verdade nua e crua é que lá de Brasília, as pessoas não enxergam vocês. A nossa cabeça pensa aonde os nossos pés pisam. Se eu estou numa sala com ar condicionado e carpete bonito, eu não penso em vocês. Para os governantes desse país, vocês não existem. É por isso que eu vim aqui”, disse. Outra promessa feita por Lula foi a criação de uma Universidade Federal Indígena, com sede em Brasília. Segundo ele, já foi definido o prédio da unidade de ensino, que terá extensões nos demais estados do país.







