8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Israel recebe apenas quatro dos 28 reféns mortos do Hamas

Apenas quatro dos 28 reféns mortos foram entregues a Israel nesta segunda-feira (13), gerando angústia entre familiares que ainda aguardam a devolução de seus entes queridos e o início do processo de luto e encerramento. A notícia causou choque e consternação, segundo o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, que acompanha o caso.

Entre os corpos devolvidos estão Daniel Peretz, 22 anos, soldado das Forças de Defesa de Israel (IDF); Yossi Sharabi, 53 anos, sequestrado no kibutz Be’eri; Guy Illouz, 26 anos, sequestrado durante um festival de música; e Bipin Joshi, 22 anos, estudante de agricultura do Nepal. As datas exatas das mortes de alguns reféns, como Joshi, ainda não foram confirmadas.

O acordo mediado pelos Estados Unidos previa que o Hamas e seus aliados entregassem todos os reféns, vivos e mortos, dentro de 72 horas após o anúncio do cessar-fogo. No entanto, Israel avaliou recentemente que o grupo pode não conseguir localizar todos os corpos restantes em Gaza, complicando o cumprimento total do acordo.

Para lidar com a situação, um comitê internacional auxiliará na localização dos corpos que o Hamas não conseguir encontrar. Shosh Bedrosian, porta-voz do Gabinete do Primeiro-Ministro de Israel, afirmou que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu considera a missão “um dever sagrado de responsabilidade comunitária” e que as autoridades farão todo o possível para trazer todos os reféns de volta.