O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, nesta sexta-feira (10), detalhes da conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última segunda-feira (6). Durante discurso em São Paulo, no lançamento de um novo modelo de crédito imobiliário, Lula contou que iniciou o telefonema em tom descontraído, fazendo piada com a idade dos dois líderes, que beiram os 80 anos.
“Eu completei 80 anos no dia 6 de outubro, no mesmo dia em que conversei com o Trump. Comecei dizendo: ‘Eu estou completando 80 e você vai completar 80 em 14 de junho. Você é mais novo do que eu, então eu posso falar mais grosso’”, relatou Lula, arrancando risadas do público.
Em tom conciliador, o presidente brasileiro afirmou que os dois não podem “passar discórdia ou desavença para o restante do mundo”. “A gente tem que passar harmonia, precisamos conversar. Não tem tema proibido para conversar comigo. Eu sou corinthiano, mas tenho muito amigo palmeirense”, brincou.
Lula disse ainda acreditar que a ligação marcou a retomada de um diálogo que “nunca deveria ter sido truncado”. “Eu nunca tratei presidente de outro país ideologicamente. Quem tem que fazer isso é o povo que elegeu ele. Eu tenho que tratar com respeito e ele me tratar com respeito. O Brasil não tem interesse de brigar com os Estados Unidos”, concluiu.












