A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, chegou a Nova York nesta quarta-feira (17) para cumprir compromissos como enviada especial da COP30, antes da chegada do presidente Lula, prevista para domingo (21). Durante a estadia, ela aproveitou para fazer compras na cidade, enquanto acompanhava reuniões preparatórias e encontros com representantes internacionais sobre questões climáticas e de gênero.
Nos próximos dias, Janja participará de uma série de eventos ligados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, incluindo reuniões sobre transversalização de gênero e clima, encontros com sociedade civil e discussões sobre merenda escolar regenerativa. A agenda da primeira-dama busca preparar o terreno para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Além das atividades voltadas à COP30, Janja acompanhará o presidente Lula em compromissos internacionais em Nova York, como o debate geral da Assembleia-Geral da ONU, reuniões sobre preservação da democracia e lançamento do Fundo de Florestas Tropicais. A viagem reforça o papel da primeira-dama em agendas ambientais e diplomáticas do Brasil.
- Confira a agenda da primeira-dama nos dias seguintes:
- Segunda (22): reunião com representantes da sociedade civil e as enviadas especiais da COP Denise Dora (Direitos Humanos e Transição Justa) e Jurema Werneck (Igualdade Racial e Periferias); evento Women Rise for All Lunch.
- Terça (23): reunião sobre merenda escolar regenerativa para as pessoas e o planeta, promovida pela Fundação Rockefeller.
- Quarta (24): café da manhã ministerial para Campeões da Nutrição.










