O senador Renan Calheiros (MDB), é o único defendendo a permanência de Rui Palmeira no comando do PSD em Alagoas, visando uma possível candidatura de Palmeira, como vice-prefeito para Maceió, em uma chapa liderada pelo MDB.
Internamente, a imagem do secretário de Infraestrutura está desgastada, permanecendo no cargo apenas por causa das defesas de Calheiros em seu nome. O governador Paulo Dantas (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor, já notaram que o secretário “dorme no ponto” e não se faz presente quando deve, inclusive para produzir e apresentar resultados. Isso pode ser notado nos eventos do Governo Estadual, com a ausência de Palmeira na maioria. Além de toda a percepção negativa quanto a sua produtividade no comando da secretaria estadual, o político só é citado espontaneamente em apenas 0,84% na pesquisa apresentada nesta segunda-feira, 15 de maio.
Renan acredita que o discurso de Rui Palmeira como ex-prefeito pode atender a parcela do eleitorado que não tem simpatia pela atual gestão, comandada pelo prefeito JHC.