A Justiça Federal determinou a inclusão de 13 imóveis do bairro Bom Parto, em Maceió, no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação para moradores afetados pela mineração da Braskem. A decisão é uma garantia aos moradores o direito à indenização e à realocação.
As residências já haviam sido interditadas pela Defesa Civil Municipal, mas, como não havia indicação de realocação na àrea, apenas que a região deveria passar por monitoramento, as famílias não tinham direito à indenização. Na decisão, o juiz federal André Granja reconheceu os danos diretos provocados pela mineração nesses imóveis e destacou que os moradores enfrentam desvalorização imobiliária, ilhamento socioeconômico e transtornos diários.
A decisão foi tomada após inspeção judicial realizada na área em 22 de julho. O presidente da Associação dos Moradores do Bom Parto, Fernando Lima, afirmou que outros moradores do bairro também aguardam pela realocação.
“Há um processo desde 2023, que é parte do bairro, mas nós estamos na luta para toda a orla praticamente, o pessoal que na beira da lagoa, ser realocados porque todos sofrem da mesma condição. Então, para deixar de forma bem clara. Queremos realocação para toda a área afetada da lagoa”, afirmou.









