8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Rússia envia alimentos ao Afeganistão após tremores que deixaram mais de 2 mil mortos

Foto: reprodução/redes sociais.

Um avião cargueiro Il-76, do Ministério de Emergências da Rússia, partiu nessa quinta-feira (4) de Zhukovsky com 20 toneladas de alimentos destinados às regiões do Afeganistão atingidas por fortes terremotos. O envio, autorizado pelo presidente Vladimir Putin, marca a primeira remessa de ajuda russa desde os abalos que já causaram mais de 2.200 mortes e deixaram 3.600 feridos no país.

O Afeganistão vem sendo atingido por uma série de tremores na cordilheira do Hindu Kush. No fim de agosto, um sismo de magnitude 6,2 destruiu vilarejos inteiros na província de Kunar, interrompendo comunicações e isolando comunidades. Dias depois, novos abalos, o mais recente de magnitude 6,3 próximo a Jalalabad, segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ), voltaram a atingir a região.

Autoridades do Talibã, que governa o país desde 2021, confirmaram que várias vilas foram arrasadas e que operações de resgate enfrentam dificuldades devido ao terreno montanhoso. A ajuda russa, composta de alimentos básicos, deverá ser reforçada por outros voos nos próximos dias e soma-se aos esforços internacionais de assistência às vítimas. Os tremores também foram sentidos na Índia, Paquistão, Tajiquistão, Uzbequistão e China, mas sem registros de mortes nesses locais.