12 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Anvisa proíbe manipulação de Ozempic, Wegovy e outros medicamentos à base de GLP-1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta segunda-feira (25), a manipulação de medicamentos agonistas de GLP-1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, utilizados no tratamento da diabetes tipo 2 e na perda de peso. A decisão, oficializada no Despacho nº 97/2025, visa reduzir riscos sanitários diante do aumento da procura pelas chamadas “canetas emagrecedoras”.

De acordo com a agência, farmácias de manipulação não poderão importar insumos biotecnológicos, e quando utilizarem material de importadoras deverão seguir normas rígidas de qualidade e esterilidade. No caso da semaglutida, princípio ativo do Ozempic e Wegovy, a Anvisa foi categórica: a manipulação não está autorizada no Brasil. Além disso, apenas insumos obtidos por síntese química poderão ser manipulados, desde que exista um medicamento registrado no país com a mesma molécula — o que não ocorre atualmente.

A medida complementa regras adotadas em abril, que já exigiam retenção da receita médica para a venda desses medicamentos. A decisão foi apoiada por entidades médicas e considerada pela farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do Ozempic e Wegovy, como uma “camada adicional de proteção” à saúde pública. A Anvisa reforçou que a fiscalização será intensificada e que farmácias que descumprirem a norma estarão sujeitas a sanções.