8 de dezembro de 2025
Carregando...

Fale com a redação e faça sua sugestão de pauta

Governadores de direita fecham pacto para eleição de 2026 e podem enfraquecer clã Bolsonaro

Governadores de direita

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirmou neste sábado (23), durante o Festival de Barretos, que há um pacto entre governadores de direita para manter candidaturas fragmentadas no primeiro turno das eleições presidenciais de 2026 e apoiar o nome que avançar ao segundo turno. Participaram do evento os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Caiado destacou que o acordo entre eles visa fortalecer a direita de forma organizada, indicando que todos os governadores experientes apoiarão quem chegar ao segundo turno. “Todo mundo sai agora, mas de segundo turno está todo mundo junto, unido, para darmos rumo e devolvermos o Brasil para os brasileiros de bem”, declarou.

O governador paulista Tarcísio de Freitas reforçou a estratégia, afirmando que a direita possui nomes capazes de conduzir o país. A declaração também sugere que, com governadores consolidados entrando na disputa, o clã Bolsonaro tende a ficar ‘enfraquecido’ diante da fragmentação da candidatura do PL e do isolamento político do ex-presidente, que será julgado pelos atos de 8 de janeiro e a tentativa de golpe, ainda em setembro de 2025.

Romeu Zema, de Minas Gerais, também apoiou a iniciativa, destacando que a união estratégica da direita nos dois turnos busca garantir competitividade e viabilidade eleitoral frente a outros blocos.