O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu estado de emergência a 29 município de Alagoas devido a falta de água prolongada. Na última terça-feira (8), foram incluídas as cidades de Piranhas, Belo Monte e Jaramataia na lista.
No início deste mês, outras cidades alagoanas também havia recebido o reconhecimento de situação de emergência, entre eles estão, Água Branca, Batalha, Inhapi, Pariconha e Traipu, todas pela estiagem.
Da lista, três municípios foram beneficiados pela Operação Carro-Pipa, executada pelo Exército brasileiro. O abastecimento de água potável para essas cidades amenizam o sofrimento de 7,9 mil pessoas. A portaria com os reconhecimentos em relação à situação de emergência em função da estiagem foi publicada no Diário Oficial da União.
As prefeituras já porem solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, kits de limpeza, água mineral, higiene pessoal, refeição para trabalhadores e voluntários, higiene pessoal e dormitório, entre outras.