Correspondendo a aproximadamente 19 milhões de meninas no mundo, um estudo mostrou que 1 a cada 4 adolescentes deve sofrer um episódio de violência física e/ou sexual pelo parceiro até os 20 anos de idade. Os dados analisados pela Organização Mundial da Saúde foram estimados por um estudo de pesquisadores da instituição, que foi divulgado na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health.
A partir da analise de dados de dois tipos de violência contra meninas de 15 a 19 anos de idade, foi notada a alta probabilidade de uma jovem sofrer algum episódio de violência pelo parceiro. Os dados analisados foram recolhidos em 161 países entre os anos de 2000 e 2018. Por falta de medida comparável internacionalmente, a violência psicológica não foi analisada.
“A violência pelo parceiro íntimo está começando de forma alarmante e precoce para milhões de mulheres jovens em todo o mundo. Considerando que a violência durante esses anos críticos de formação pode causar danos profundos e duradouros, ela precisa ser levado mais a sério como uma questão de saúde pública”, pontuou a diretora do Departamento de Saúde Sexual e Reprodutiva e Pesquisa da OMS, Pascale Allotey.